RODA
2023

2023
Agenda ↓

A convite da Fundação INATEL, a coreógrafa Filipa Francisco regressa ao folclore e à etnografia para nos propor múltiplas perguntas  numa nova viagem entre a dança tradicional e a contemporânea. 


Com mais de oito décadas de História, a Fundação INATEL tem um percurso vincadamente marcado nas áreas da tradição, culturas pop e populares, dos patrimónios expressivos e imateriais. Neste sentido, na senda de um conceito de património vivo, mas com raízes, desenvolve projetos e parcerias que visem mostrar novas visões dos objetos e práticas de outrora, desconstruindo imagens e criando novas abordagens. 


Assim nasceu a RODA, que resulta de um trabalho de investigação sobre as danças que existem, atualmente, em Lisboa e o modo como refletem, entre outros aspetos, as migrações entre os mundos rural e urbano, a relação com o ambiente político ao longo dos tempos e aquilo que nos trazem enquanto urgência. O processo de investigação iniciou-se com encontros junto de pessoas com diferentes conhecimentos, práticos e teóricos, sobre dança tradicional e contemporânea, como David Marques, Domingo Morais, Fábio Gonçalves Luís (Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa), Joaquim Pinto (Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho), Ludgero Mendes e Paulo Lima. Paralelamente, o trabalho foi acompanhado por leituras, discussões e reflexões de materiais diversos escritos, visuais e áudio.


O elenco cruza artistas profissionais com não profissionais de distintas áreas e proveniências. Oito intérpretes sobem ao palco, quatro da área da dança contemporânea e quatro da área da dança tradicional, vindos do Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Castro Daire, o qual fará ainda uma participação especial. A música original é composta pelos Live Low e interpretada ao vivo pela banda e com a participação de dois músicos do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa e outros dois do Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Castro Daire.


Desde o primeiro ensaio desta RODA procurou-se convocar todo o grupo de criação a ensaiar corpo e pensamento perante questões instigadoras: o que é para ti uma RODA? O que significa caminhar? Que danças atravessam o teu corpo? O que é uma dança tradicional? E uma dança contemporânea? Estamos abertos à profanação?


“RODA ensaia, assim, uma outra forma de estar, enfrenta o medo de colocar em confronto corpos e culturas, deixa-se atravessar por um espaço-tempo orgânico, procura um terreiro em 2023 onde se experimenta um outro folclore, vivo e pulsante. Um folclore, uma dança tradicional aberta, porvir, a dança do presente, porque futuro, que se compõe num ato de profanação construído com alicerces suportados no respeito e admiração pelo/a outro/a. Um ato que procura desbloquear encontros e celebrações que emergem a partir de tantas danças tradicionais múltiplas.”

“Corpos e movimentos que experimentam e desconstroem continuamente, trazendo outros tempos e outras culturas para a RODA, onde afinal sempre estiveram. Em RODA, a dançar, questionamos os papéis e padrões rígidos do folclore português, impostos por uma ditadura que teima em agarrar-se aos nossos corpos e ações. (…) A RODA, volta a abrir, ensaia uma afirmação intemporal coletiva no terreiro, espaço público da vida. Integra a beleza e intensidade do ritual de convocação da pluralidade e ancestralidade. Profanar para evoluir. Dança tradicional e contemporânea em corpos tensos e dialogantes que se expandem numa contaminação mútua”. (Hugo Cruz)



Folha de sala: https://bit.ly/3ngpePj

Agenda

Próximos eventos e intervenções.

26


04


2024


10:35
CAMINHADA MANIFESTAÇÃO 26 DE ABRIL
Auditório da Escola Dr. Manuel Fernandes > Centro Histórico de Abrantes
CAMINHADA/MANIFESTAÇÃO 26 de ABRIL
27


04


2024


21:30
A VIAGEM
Teatro Municipal de Ourém
A VIAGEM COM O RANCHO FLOCLÓRICO DO POVO DE FÁTIMA
28


04


2024


17:00
A VIAGEM
Teatro Municipal de Ourém
A VIAGEM COM O RANCHO FLOCLÓRICO DO POVO DE FÁTIMA
5


05


2024


16:00
NU MEIO - BAILÃO
Festival DDD | CORPO + CIDADE
NU MEIO - BAILÃO FESTIVAL DDD
31


05


2024


19:00
PARA ONDE VAMOS?
Espaço exterior da Escola Dr. Manuel Fernandes
PARA ONDE VAMOS?

Digressões

Espectáculos integrados no projecto.

Imprensa ↓

2023

Academia Almadense

30 de Abril

Vídeos

Documentários, performances e entrevistas

© Tiago Pereira

Teaser Promocional

© Pedro Mourinha

Teaser Promocional

© Pedro Mourinha e Miguel Canaverde

Galeria

Álbuns e fotografias do projecto.

Equipa ↓
RODA
RODA
RODA
José Frade

©

Fechar ×

«
»

Ficha
Técnica

Organização: Fundação INATEL, Mundo em Reboliço

Direção artística, criação e interpretação: Filipa Francisco

Assistência direção artística, cocriação e interpretação: Mariana Tengner Barros

Dramaturgia: Hugo Cruz

Composição musical e cocriação: Live Low

Interpretação musical e cocriação: A. Basilio, J. Fernandes (Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa); Adelaide Ferreira, Afonso Ferreira (Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Castro Daire); Miguel Ramos, Pedro Augusto (Live Low) 

Interpretação e cocriação: Alexandre Magno aka Emiliano Manso e Gio Lourenço

Interpretação e cocriação | Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Castro Daire: Liliana Fernandes, Luís de Portugal II, Marcos Silva, Rita Fernandes

Consultores: David Marques, Domingo Morais, Fábio Gonçalves Luís (Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa), Joaquim Pinto (Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho), Ludgero Mendes, Paulo Lima 

Direção técnica e desenho de luz: João Chicó

Assistência a Ensaios: David Marques

Figurinos: Helena Guerreiro

Costureira: Aldina Jesus

Fotografia: José Frade e Bruno Simão

Vídeo e edição: Tiago Pereira

Assessoria de Imprensa: Levina Valentim

Design e Comunicação: Eduardo Quinhones Hall

Difusão e Produção: Mundo em Reboliço / Rita Maia, Fundação INATEL

Financiamento: Fundação INATEL e República Portuguesa - Cultura | DGArtes - Direção Geral das Artes

Com a participação especial do Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Castro Daire e participantes do projeto Corre-Mundos

Excertos de O Que É Amar um País, de José Tolentino Mendonça, edição Quetzal, 2020

Agradecimentos: Chalo Correia e Miguel Sermão (tradução texto de Português para Kimbundu)



RODA

© Associação Cultural
Mundo em Reboliço 2022.
Todos os direitos reservados.

A Mundo em Reboliço é uma estrutura financiada por:

A Mundo em Reboliço é membro:

UNIDXS PELO PRESENTE E FUTURO DA CULTURA EM PORTUGAL

mundoemrebolico.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile