A peça faz-se leitura de um caderno, faz-se dança, faz-se ação, num espaço onde o público é público, é testemunha, é personagem, participante das várias vozes num só corpo, de uma viagem.
Num mundo onde cada vez mais se suprime diferentes vozes, a multiplicidade, a diversidade, esta é uma peça política e poética. Esta é a minha forma de resistir, de reexistir.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Em 2003, Filipa Francisco recebeu uma bolsa do Gabinete Relações Internacionais, do Ministério da Cultura, para estudar dramaturgia e site specific, com André Lepecki, na cidade de Nova Iorque. Neste contexto conheceu a artista Eleonora Fabião, então se doutorando na New York University. Em Junho de 2004, André Lepecki convidou um grupo de artistas – Eleonora Fabião, Filipa Francisco, Meg Stuart, William Pope L., Sophiatou Kossoko – para realizarem um Artist Lab na Haus der Kulturen Der Welt em Berlim. O tema do laboratório: “Discarded Practices”.
Neste evento, colaboraram na criação de várias performances dentro e fora do espaço do teatro. Foi nesse contexto que as duas artistas tiveram a oportunidade de conhecer e discutir seus interesses, métodos de trabalho e processos criativos. Em 2006, Filipa Francisco e Idoia Zabaleta convidaram Eleonora a escrever para o livro “Bicho”, que recolhe a relação epistolar do processo criativo da peça “Dueto”. A confluência de pontos de vista despertou o desejo de trabalharem em conjunto. Em 2017, convidou a artista Eleonora Fabião para uma colaboração. Em 2018 fizeram uma residência artística, no Rio de Janeiro e nasceu o solo “partilhas”.
Residências artísticas
2018
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro
2019
Pólo Cultural Gaivotas, Lisboa
Escola Superior de Dança, Lisboa 19-29 Mar 19 Estúdios Olga Roriz, Lisboa
Estúdios Olga Roriz, Lisboa
Galeria da Casa Municipal de Cultura, Alcanena
Apresentações
2019
Festival Materiais Diversos, Alcanena
Festival Contradança, Covilhã
2021
TAGV, Coimbra
Vídeos
Documentários, performances e entrevistas
Datasheet
Direcção artística, criação e interpretação Filipa Francisco
Colaboração / Residência artística Eleonora Fabião
Colaboração Dramatúrgica Gustavo Ciriaco
Paisagem Sonora João Bento
Assistente de direcção artística e de produção Beatriz Dias
Figurinos Carlota Lagido
Direção Técnica Pedro Fonseca/Colectivo AC
Fotos Bruno Simão
Vídeo Miguel Canaverde
Produção Sara Abrantes/Materiais Diversos
Uma co-produção Materiais Diversos
Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação GDA, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Pólo Cultural Gaivotas – Câmara Municipal de Lisboa
© Associação Cultural
Mundo em Reboliço 2022.
Todos os direitos reservados.
A Mundo em Reboliço é uma estrutura financiada por:
UNIDXS PELO PRESENTE E FUTURO DA CULTURA EM PORTUGAL