Desfile surpreendente de emoções, Íman combina alegria, tensão, explosão, amizade, cuidado. Ao ritmo de um "batuko" moderno, somos "agarrados" pela entrega dos corpos à dança, pela força contagiante da mulher. Em Íman, as Wonderfull's Kova M, Bibiana e Rosy comprova-se que beleza é este entrelaçar de distintas experiências culturais.
Uma criação artística no Bairro da Cova da Moura
Filipa Francisco tem procurado aprofundar a sua reflexão e pesquisa em torno da função social e política da Arte. Ir ao encontro do público e deslocar o trabalho artístico para espaços que aumentem as possibilidades deste confronto é algo que Filipa tem experimentado. Numa das cartas que trocou com a coreógrafa Idoia Zabaleta em 2005 escreveu: “Se eu pudesse construir um espaço para um corpo se mover, que espaço seria este? Construir um espaço ou utilizar os que existem, colocando-os como cogumelos ou vírus em terrenos baldios, em bairros periféricos como a Cova da Moura ou ao lado de grandes teatros, parece-me ser um acto interventivo e político” (19 Setembro de 2005). Filipa tem participado em projectos de criação artística junto de grupos em contexto prisional e com menores em processo de reinserção social. Reconhecendo esta experiência e motivação, alkantara fez-lhe o convite para coordenar um programa de longo prazo de formação e criação em dança contemporânea no Bairro da Cova da Moura.
O projecto Nu Kre Bai Na Bu Onda
“Íman” integra-se no projecto ”Nu Kre Bai Na Bu Onda” (em crioulo ‘Nós queremos ir na tua onda’) do Programa Escolhas, uma iniciativa de requalificação social e urbana do Bairro da Cova da Moura. NKBNBO é um projecto de capacitação e desenvolvimento de competências em várias áreas como o desporto, a música, dança, teatro, a realizar ao longo de três anos numa parceria entre a Associação Cultural Moinho da Juventude, a Junta de Freguesia da Buraca, a Associação de Solidariedade Social do Alto Cova da Moura, e alkantara, responsável pelos programas de formação artística nas áreas do teatro e da dança.
Com o objectivo de reforçar as dinâmicas existentes no Bairro, lançou-se o desafio para a área da dança ao grupo Wonderfull’s Kova M, composto por jovens mulheres que se juntam semanalmente há cerca de 2 anos, na Associação Cultural Moinho da Juventude pelo gosto de dançar hip hop e danças africanas.
2010
Porto, Serralves em Festa
Aveiro, Teatro Aveirense
2009
Fundão, Festival Y, A Moagem
Alcanena, Cine-Teatro S. Pedro
Viseu, Teatro Viriato
Portimão, TEMPO
Ramallah (Palestina), Ramallah Contemporary Dance
2008
Lisboa, Africa.com, Cinema S. Jorge
Seixal, Festa do Avante
Lisboa, Alkantara Festival, CCB
Moita, Fórum Cultural José Manuel Figueiredo
Amadora, Associação de Solidariedade Social do Alto Cova da Moura
Vídeos
Documentários, performances e entrevistas
Íman
30, 31 de maio e 1 junho 2008 no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém.
Ficha
Técnica
Direcção Artística e Concepção: Filipa Francisco
Co-criação: Margarida Mestre, Rosy Timas, Bibiana Figueiredo e Wonderfull's Kova M
Interpretação: Wonderfull's Kova M – Dina Magalhães, Filipa Vieira, Fofa, Neide Medina, Telma, Whassysa Magalhães, Rosy Timas, Bibiana Figueiredo.
Banda sonora e música ao vivo: antoniopedro
Vídeo “complementário” e vídeo arte: João Pinto
Desenho de luz: Carlos Ramos
Figurinos/guarda roupa: Ana Direito
Sonoplasta: Rui Dâmaso
Fotografia: Ana Borralho e Ana Costa
Produção: alkantara
Co-produção: Jangada de Pedra
Residência artística: CENTA
Difusão: Materiais Diversos
Apoios: Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Associação Cultural Companhia Clara Andermatt, Escola Superior de Teatro e Cinema, Arte em rede.Teatros Associados, Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, Câmara Municipal da Moita, Incrível Club, Carris, Restart, Mcdonalds-Belém e Sony Portugal
Íman está integrado no projecto “Nu Kre Bai Na Bu Onda” do Programa Escolhas com a Associação Cultural Moinho da Juventude, Associação de Solidariedade Social do Alto Cova da Moura, Junta de Freguesia da Buraca e alkantara
Espectáculo financiado pela Direcção-geral das Artes / Ministério da Cultura e pelo Départs – Programa Cultura da União Europeia
© Associação Cultural
Mundo em Reboliço 2022.
Todos os direitos reservados.
A Mundo em Reboliço é uma estrutura financiada por:
UNIDXS PELO PRESENTE E FUTURO DA CULTURA EM PORTUGAL