Com direção artística de Filipa Francisco “De volta às Plantas” é um espetáculo integrado nas comemorações do aniversário das comédias do Minho. Criado a partir de histórias dos seus territórios, principalmente sobre os espaços de natureza e a forma como são ocupados pelos humanos.
Plantas autóctones, existentes ou que se encontram em vias de desaparecimento podem servir como ativadores do processo envolvendo saberes e conhecimentos de diferentes gerações e grupos socioeconómicos. Através das plantas, e da sua existência no início do mundo como o conhecemos hoje, contam-se histórias e essas histórias geram danças e momentos celebrativos.
Trata-se de um processo de imersão na realidade local, com recolha de testemunhos das associações e população local, junta artistas profissionais e não profissionais, num espetáculo em percurso (em que se caminha e se fala da ideia de caminhar NA PAISAGEM humana e não humana). Este projeto pretende colocar em conexão o humano com o não humano sublinhando a ideia de que os humanos têm que se adaptar à natureza e não necessariamente a ideia que suporta o progresso da modernidade de que a natureza é que tem que se moldar aos princípios de desenvolvimento nessa lógica. O presente revela que essa relação colonizadora do ser humano perante a natureza está esgotada, sendo que o local, sem perder a ligação ao global e universal, é uma base central para definir outros contornos para modos de pensar e fazer. Na fase de pesquisa como ativadores pretende-se organizar um ciclo de conversas entre pessoas que revelam modos de produzir conhecimento distintos perante as mesmas realidades, como por exemplo entre um bruxo e um médico e ou um agricultor e um cientista. Estas conversas a decorrer ao longo de toda a fase de pesquisa, nas paisagens dos lugares permitirão significar a relação entre humano e não humano reinventada nestes processos e nestes lugares.
Agenda
Próximos eventos e intervenções.
Ficha
Técnica
Direção Artística: Filipa Francisco
Co-criação: Mariana Tengner Barros, Tiago Candal, Sílvia Pinto Ferreira e Pedro Santos
Equipa Comédias do Minho: Rui Mendonça e Cheila Pereira
Video-documentario: Tiago Pereira
Figurinos: Eloísa d´Ascensão
Produção: Mundo em Reboliço
Co-produção: Comédias do Minho e Mundo em Rebolico
© Associação Cultural
Mundo em Reboliço 2022.
Todos os direitos reservados.
A Mundo em Reboliço é uma estrutura financiada por: