BARRO
2023

2023
Agenda ↓

A ideia deste projeto surge na sequência de um trabalho iniciado no corrente ano pelo município de Arganil no sentido de capacitar os agentes culturais e artísticos locais, assim como o trabalho em rede nesta área. Um dos primeiros resultados deste trabalho foi a apresentação pública, em Abril, de uma Carta Comum para a Cultura deste território co-construída pelos seus agentes em colaboração com a autarquia. Um dos aspetos identificados nesta carta passa pela necessidade do desenvolvimento de coproduções que envolvem a interação entre os agentes culturais e artísticos locais com elementos externos ao território. É na sequência e concretização deste ponto que surge o projeto BARRO.

Este projeto, com direção artística de Filipa Francisco e Hugo Cruz, pretende ao longo de vários meses desenvolver uma co-criação que envolve as  associações culturais locais (Grupo Folclórico, escola de dança, teatro amador, filarmónica). Convocando abordagens distintas, mas dialogantes – dança, teatro e música – a proposta do projeto passa por propor aos envolvidos que integrem um processo de criação coletiva nas mais diversas dimensões de um processo desta natureza – criação, produção, técnica, figurinos e cenografia. Pretende-se que se estabeleça um espaço de experimentação que em simultâneo sirva como capacitação nesta área aprofundando o saber fazer local e estimulando o trabalho de complementaridade.

O BARRO, enquanto matéria da qual fazemos e somos feitos que nos funde com a terra, é o ponto de partida para este projeto. A organicidade, flexibilidade e qualidade do barro desta região serviu de base para uma indústria pujante de cerâmica nomeadamente relacionada com o fabrico de telha.

Em 1916 começa a laborar a Cerâmica Arganilense com a produção de telha do tipo marselhês mas só em 1948 é terminado o edifício da fábrica ocupada por cerca de 100 operários que se constitui como “gatilho” central para esta criação. O processo propõe desenvolver e registar – fotografia, áudio e vídeo - uma pesquisa inexistente entre os moradores de Arganil, antigos operários e/ou seus familiares e amigos desta fábrica que em 1992 iniciou o seu declínio. A partir deste material será desenhada a partitura do espetáculo a apresentar-se neste espaço hoje recuperado e destinado a atividades culturais e desportivas.

Partindo do BARRO e da sua maleabilidade convocamos memórias invisíveis para contar poeticamente histórias de uma terra, similar em alguns aspetos a tantas outras  da história recente de outros lugares do país, reinventando o espaço-tempo do presente e procurando o futuro destas comunidades. Para isso protejamo-nos na riqueza do criar junto, na matéria natural BARRO, no elemento fogo que o transforma e na telha que daí nasce e que acolhe os encontros que o projeto suscitará.

Agenda

Próximos eventos e intervenções.

27


05


2023


19h
DE VOLTA ÀS PLANTAS
Praia Fluvial da Lenta
DE VOLTA ÀS PLANTAS
28


05


2023


19h
DE VOLTA ÀS PLANTAS
Praia Fluvial da Lenta
DE VOLTA ÀS PLANTAS
10


06


2023


19h
DE VOLTA ÀS PLANTAS
Porta de Lamas de Mouro
DE VOLTA ÀS PLANTAS
11


06


2023


19h
DE VOLTA ÀS PLANTAS
Porta de Lamas de Mouro
DE VOLTA ÀS PLANTAS
1


07


2023


18h
BARRO
Cerâmica Arganilense
BARRO
2


07


2023


18h
BARRO
Cerâmica Arganilense
BARRO

Ficha
Técnica

Concepção e Direção artística: Filipa Francisco e Hugo Cruz

Direção Musical e Composição: André Nunes

Assistente Direçāo Artística: Pietro Romani

Assessoria de Imprensa: Levina Valentim

Redes Sociais: Eduardo Quinhones Hall

Produção: Mundo em Reboliço | Rita Maia

Produção Local: Daniela Santos

Video: Miguel Canaverde

Entidade Promotora: Município de Arganil

Website desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile